Estudo do APL
Mádson Ribeiro de Almeida2
Hélio Matos3
RESUMO
O paper tem como objetivo analisar todos os processos de formação e de desenvolvimento dos arranjos Produtivos Locais – APL, como um importante meio de desenvolvimento econômico e social. A formação de arranjos produtivos locais (APLs) é uma tendência que cresce competitivamente, como principal estratégia na busca por vantagens competitivas. Para tanto foi utilizado referencial teórico dos APL e suas contribuições para o desenvolvimento local ou regional. Desta forma foi identificado conceitos, características, vantagens e desvantagens associadas ao arranjo produtivo local, e concluiu-se que APL são aglomerados de empresas que buscam um mesmo fim, se solidificarem no mercado de trabalho, e a busca de desenvolvimento territorial.
Palavras-chave: Empreendedorismo; Empreendedor; Arranjo Produtivo Local; Inovação.
1 INTRODUÇÃO
Um dos desafios principais das micros, pequenas e medias empresas é se manter no mercado com a atual globalização e seus desafios. Tal contexto além de exigir das empresas uma visão do todo ao seu redor, tem intensificado a competição e a busca por novos mercados.
Dentro deste contexto estar inserido o empreendedorismo e os empreendedores, que são a base de todos os processos de inovação e desenvolvimento, seja ele de produtos ou desenvolvimento social. Tido como o forte das empresas o empreendedorismo busca a inovação, e principalmente fazer com que as empresas consigam agregar lucros e valores para seus clientes. Um bom empreendedor tem obrigatoriamente que ser arrojado, buscando sempre provar que tudo é possível.
Uma estratégia que vem sendo muito utilizada pelas pequenas empresas, com forte contribuição para a competitividade, é o Arranjo Produtivo Local – APL, onde o mesmo visa proteger os micros, pequenos e médios produtores, das grandes empresas, entrantes no mercado, e com um poder aquisitivo muito maior ao seu,