Estudo dirigido
VANUSA VIEIRA GOMES
ESTUDO DIRIGIDO
Trabalho Acadêmico, da Disciplina de Política Social I, do Curso de Serviço Social.
VITÓRIA, 2013
ESTUDO DIRIGIDO
QUESTÃO 01: Yazbek (2012) busca demonstrar que a pobreza é uma expressão direta das relações sociais e que não deve ser reduzida às privações materiais. Sendo assim, apresente os argumentos apresentados pela autora que fundamentam este posicionamento.
Os argumentos da autora são:
“Assim, abordo a pobreza como uma das manifestações da questão social, e dessa forma como expressão direta das relações vigentes na sociedade, localizando a questão no âmbito de relações constitutivas de um padrão de desenvolvimento capitalista, extremamente desigual, em que convivem a acumulação e miséria. Os “pobres” são produtos dessas relações, que produzem e reproduzem a desigualdade no plano social, político, econômico e cultural, definindo para eles um lugar na sociedade. Um lugar onde são desqualificados por suas crenças, seu modo de se expressar e seu comportamento social, sinais de “qualidade negativa” e indesejáveis que lhes são conferidas por sua procedência de classe, por sua condição social. Este lugar tem contornos ligados à própria trama social que gera a desigualdade e que se expressa não apenas em circunstâncias econômicas, sociais e políticas, mas também nos valores culturais das classes subalternas e de seus interlocutores na vida social. Assim sendo, a pobreza, expressão direta das relações sociais, “certamente não se reduz às privações materiais”. (Yazbek, 2009, p. 73-74)
A autora ainda diz que:
“A pobreza é parte de nossa experiência diária. Os impactos destrutivos das transformações em andamento no capitalismo contemporâneo vão deixando suas marcas sobre a população empobrecida: o aviltamento do trabalho, o desemprego, os empregados de modo precário e intermitente, os que se tornaram não empregáveis e supérfluos, a debilidade da saúde, o desconforto