estudo dirigido
Disciplina: Anatomia e Morfologia Vegetal
Profª. Marília Dutra Massad
Atividade Resolvida
Nome:
Data:_14 __/_12__/_2014
1 – Qual a principal função do câmbio vascular? Como esse processo ocorre?
R: A produção de elementos do xilema e floema secundário para o crescimento em expessura do cilindro vascular, a partir da formação dos tecidos secundários (xilema e floema) o cilindro vai aumentando de diâmetro progressivamente.
2 – O câmbio vascular pode ser considerado um meristema? Explique a seguinte frase: “O câmbio vascular forma dois sistemas na planta: o axial e o radial.”
R: Sim, pois o câmbio vascular possui a capacidade contínua “infinita” de divisão celular e sempre estará adicionando novas células ao corpo vegetal cujos vaculos aparecem proeminente.
3 – Diferencie o câmbio estratificado do câmbio não estratificado.
R: Câmbio estratificado possui uma característica diagnóstica onde suas células iniciais aparecem alinhadas longitudinalmente, quanto câmbio não-estratificado não possuem suas células iniciais alinhadas tal que essa seja a mais comum na maioria das espécies. Suas divisões são anticlinais obliquas.
4 – O câmbio vascular, assim como os meristemas apicais, pode sofrer dormência durante períodos de estresse (exemplo: água, temperatura). Discorra sobre a sazonalidade da atividade do câmbio vascular.
R: No período de dormência do câmbio vascular ocorre a paralização da divisão celular resultando em uma estreita região cambial. Além disso ocorre também a diminuição do número de camadas de células também o espaçamento de muitas células-mãe do xilema e do floema, por tanto é assim refletida, podendo formar camadas de crescimento para xilema e floema secundário.
5 – Explique como a periderme desenvolve-se na planta atuando como tecido de proteção e tecido de cicatrização.
R: No primeiro caso, em caules e raízes com crescimento secundário e em frutos e catafilos ou escamas que protegem a gema do frio, no segundo caso de