estudo dirigido
DIRIGIDO EStudo
Hermenêutica
Faça uma analise do período da Idade Média.
Considerado um deserto no tocante à interpretação bíblica. Não houve concepções novas acerca das Escrituras. Nessa época era comum o emprego de encadeamento- cadeias de interpretações formadas a partir de comentários dos pais da igreja. A maior parte se baseava nos pais latinos Ambrósio, Hilário, Agostinho e Jerônimo. O início da Idade Média e associado normalmente a Gregório o Grande (540-604), o primeiro papa da igreja Católica Romana.
Explique o que foi o calvinismo.
A confissão de Westminster, aprovada pelo parlamento inglês em 1647 e pelo parlamento escocês em 1649, apresentou as doutrinas que nortearam o calvinismo na Inglaterra- “A regra infalível de interpretação bíblica esta nas próprias Escrituras, portanto, na dúvida sobre o significado verdadeiro e completo de qualquer passagem, deve ser pesquisado e conhecido em outros trechos que sejam mais claro”. O Calvinismo (também chamado de Tradição Reformada, Fé Reformada ou Teologia Reformada) é tanto um movimento religioso protestante quanto uma ideologia sociocultural com raízes na Reforma iniciada por João Calvino em Genebra no século XVI. A tradição Reformada foi desenvolvida, ainda, por diversos outros teólogos como Martin, Heinrich Bullinger. Apesar disso, a fé Reformada costuma levar o nome de Calvino, por ter sido ele seu grande expoente.
O que foi A Reforma e a Contra-Reforma.
A Reforma foi período em que a bíblia passou a ser a única fonte legítima a nortear a fé e a prática. Os reformadores basearam-se no método literal da escola antioquina e dos vitorinos. Foi essencialmente uma reforma hermenêutica, uma reforma da maneira de ver a bíblia. A renascença, que iniciou no século XVI, consistiu no reavivamento do interesse pela literatura clássica, até mesmo pelo hebraico e pelo grego. Em resposta à Reforma protestante, a igreja Católica Romana convocou o Concílio de Trento, que se reuniram várias vezes