Estudo dirigido
Nome: Antônia Jocelia Martins Abreu.
1-Descreva criticamente as competências do Serviço Social.
No Serviço Social desde a sua base na esfera religiosa ate sua profissionalização e os momentos históricos que a constituíram a dimensão técnica instrumental sempre teve um lugar destacado, reconhecendo suas dimensões, com o objetivo de situar a instrumentalidade bem como seu arsenal técnico-operativo como uma profissão fundamentalmente interventiva, que visa produzir mudanças no cotidiano da vida social. A profissão do serviço social romper com esse caráter meramente executivo e conquistou novas funções e atribuições no mercado de trabalho, sobretudo do ponto de vista das politicas sociais. Atuar no cotidiano das populações menos favorecidas é com vista a transformações nesse cotidiano que a pratica profissional deve se dirigir. O Assistente social não é um profissional neutro. Sua pratica se realiza no marco das relações de poder e de forças sociais.
2-Entendendo que o estudo da realidade social não é uma tarefa fácil pela sua singularidade, como o serviço social o exerce na sua pratica profissional.
Como campos de atuação profissional podem ser citados: equipamentos da rede de serviços sociais e urbanos das organizações públicas, empresas privadas e organizações não governamentais como: hospitais, escolas, creches, clínicas, centros de convivência; administrações municipais, estaduais e federais; serviços de proteção judiciária; conselhos de direitos e de gestão; movimentos sociais; instâncias de defesa e de representação política. Mas para, além disso, o conhecimento é uma poderosa arma para quem o detém, com vistas a transformações nesse cotidiano que a pratica profissional deve agir, planejar a sua ação com muita propriedade visando à mudança. O Assistente Social se insere em uma realidade complexa e contraditória encontrando em sua prática limites para uma atuação diferenciada daquela instituída Tradicionalmente.
3- Justifique a