Estudo dirigido
2. PIAGET DURANTE A CRIAÇÃO DA SUA TEORIA FOI ATACADO POR CRÍTICOS DE OUTROS CIENTIASTAS, EXPLIQUE UMA DESSAS CRÍTICAS QUE VOCÊ TEM CONHECIMENTO.
R: Pequeno número de sujeitos observados. – No início de seu trabalho, observava apenas 3 ou 4 ou, mesmo, 1 só criança. – A amostra era considerada muito pequena. – Não permitia apresentar dados estatísticos.
3. ANTES DE PIAGET, ACREDITAVA-SE QUE A CRIANÇA NÃO POSSUIA INTELIGENCIA, PIAGET DESMESTIFICOU ESSE PRESSUPOSTO, COMO ESSE PROCESSO ACONTECEU?
R: Para Piaget as crianças se desenvolvem intelectualmente passando pelos seguintes estágios: Sensório Motor (nascimento aos 2 anos); Pré – Operacional (2 aos 7 anos); Operações Concretas (7 aos 12 anos); Operações Formais (após os 12 anos).
Isso mostra que a criança não nasce sem inteligência, e sim passa por um processo de desenvolvimento cognitivo (inteligência).
4. NO PERIODO PRÉ-OPERACIONAL A CRIANÇA VIVENCIA UMA GRANDE EVOLUÇÃO NA INTELIGENCIA, EXPLIQUE ESSA EVOLUÇÃO A PARTIR DA TEORIA DE PIAGET.
R: Ocorre uma grande transformação na qualidade do pensamento em relação ao primeiro estágio; O pensamento da criança não está mais limitado a seu ambiente sensorial imediato em virtude do desenvolvimento da capacidade simbólica; A criança começa a usar símbolos mentais, imagens ou palavras, que representam coisas e pessoas que não estão presentes; Há uma explosão linguística; Aumento de vocabulário e da habilidade de entender e usar as palavras; Aos 2 anos possui um vocabulário de 200 a 300 palavras; Aos 5 anos entende mais de 2000 palavras e já forma sentenças gramaticalmente corretas.
5. EXPLIQUE O QUE SÃO ANIMISMO, CENTRALIZAÇÃO E SERIAÇÃO, COMPORTAMENTOS TÍPICOS DO PERIODO