Estudo dirigido
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
ESTUDO DIRIGIDO 2
Alunas:
Cristiane da Silva
Ianne de Lima
Michele Machado
Tatyane Nayara
Turma: A
Período: 7º
Disciplina: Desenvolvimento Local e Regional
Professora: Jussara Sousa
SERRA TALHADA
2012
1) Qual a compreensão sobre as mudanças no mercado profissional de trabalho?
Nas últimas décadas, as mudanças estruturais e tecnológicas, produtivas e organizacionais vêm refletindo no mundo do trabalho.
A partir da crise do capitalismo, foi desencadeado em nível global, o processo de reestruturação produtiva, uma retomada da acumulação do capital. Entre as transformações estão a globalização econômica e financeira, as políticas neoliberais e a Terceira Revolução Industrial que implicam em mudanças nos processos produtivos e do trabalho.
Diante da crise do capitalismo contemporâneo, a reestruturação política surge como forma de resposta. As mudanças no mercado de trabalho se dão não só na organização da produção e do trabalho, mas também na oferta de empregos.
2) O que as alterações no mercado de trabalho trazem de novo?
O Serviço Social encontra-se inserido em uma sociedade na qual o Estado exime-se cada vez mais de suas responsabilidades e as transferem para a sociedade civil que se encarrega em atender as demandas da questão social, o que proporciona alterações no mundo do trabalho.
Algumas empresas empenham-se na questão social e desenvolvem projetos de caráter seletivo que não são capazes de diminuir o nível de pauperização que constatamos na sociedade contemporânea.
Com essas alterações no mercado de trabalho, os Assistentes Sociais vem sendo frequentemente requisitados pra atuarem em empresas para eliminarem possíveis focos de tensão, cuidando para que seus funcionários desenvolvam um comportamento produtivo dentro da empresa, convencendo os funcionários a aderirem às metas de produtividade da empresa resultando na