Estudo dirigido I Membrana e c
Professor: Emerson Moreira Reis
ATÉ TRÊS ALUNOS POR GRUPO
ENTREGAR ATÉ A DATA DE APLICAÇÃO DA PROVA – AV1
Aluno(s): _1-___________________________________________________ _2-___________________________________________________ _3-___________________________________________________
1. Explique como os fosfolipídeos, esfingolipídeos e colesterol podem se organizar em bicamada?
2. No desenho abaixo, observamos três tubos de ensaio contendo soluções de diferentes concentrações de NaCl e as modificações sofridas pelas hemácias presentes em seu interior. Em relação a este desenho, identifique quais são os meios isotônico, hipotônico e hipertônico? Justifique?
3. Dentre as substâncias citadas abaixo assinale quais necessitam da presença de uma proteína transportadora para que seu transporte seja realizado?
H2O – glicerol - aminoácidos – nucleotídeos – etanol – glicose – íons – O2
4. O ferro (Fe) é um metal essencial necessário a todas as células. Ele é exigido, por exemplo, para a síntese de grupamentos heme que são parte do sítio ativo de muitas enzimas envolvidas nas realizações de trasnsferências de elétrons; ele é também necessário na hemoglobina, a principal proteína das células vermelhas do sangue. O ferro é capturado pelas células pela endocitose mediada por receptor. O sistema de captação de ferro tem dois componentes, uma proteína solúvel chamada transferrina, que circula na corrente sanguínea, e um receptor de transferrina - uma proteína transmembrana que, como o receptor da LDL é contiuamente endocitada e reciclada na membrana plasnática. Íons de Fe se ligam à transferrina em um pH neutro, mas não em um pH ácido. A transferrina se liga ao receptor de transferrina em um pH neutro somente quando possui um Íon Fe ligado, mas se liga ao receptor a um pH ácido mesmo na ausência de ferro ligado. A partir dessas propriedades, descreva como o ferro é capturado?
5. Diferencie e exemplifique: difusão, transporte passivo e