Estudo dirigido Wanda Horta
O objetivo deste estudo dirigido é apresentar as idéias de uma enfermeira brasileira, estudiosa da Enfermagem, que teve uma contribuição efetiva para a profissão em nosso país.
Wanda de Aguiar Horta foi a principal divulgadora do Processo de Enfermagem no Brasil. Em 1979 publicou um livro para divulgação de suas idéias acerca do Processo e das Teorias de Enfermagem.
Horta (1979), afirma que a Enfermagem, assim como outros ramos do conhecimento, não pode prescindir de uma filosofia que lhe dê bases seguras para seu desenvolvimento.
Afirma ainda que filosofar é “pensar a realidade” e, buscando pensar sobre a realidade da Enfermagem, elaborou conceitos sobre o Ser-Enfermeiro, o Ser-Cliente ou Paciente e sobre o Ser-Enfermagem.
1- Para uma melhor aproximação com as idéias de Horta, busque resgatar esses três conceitos em sua obra e também o que ela aponta como sendo o objeto da Enfermagem.
O ser-enfermeiro é um ser humana, com todas as suas dimensões, potencialidades e restrições, alegrias e frustrações; é aberto para o futuro, para a vida, e nela se engaja pelo compromisso assumido com a enfermagem. Este compromisso levou-o a receber conhecimentos, habilidades e formação de enfermeiro, sancionados pela sociedade que lhe outorgou o direito de cuidar de gente, de outros seres humanos. Somos seres humanos e cuidamos de seres humanos.
O ser-paciente pode ser um individuo, uma família ou uma comunidade; em uma ultima análise, são seres humanos que necessitam de cuidados de outros seres humanos em qualquer fase de seu ciclo vital e do ciclo saúde-enfermidade.
O ser-enfermagem é aquele que tem como objeto assistir as necessidades humanas básicas, esta portanto intimamente ligado ao ser humano, é estar engajado, comprometido na profissão é compartilhar com cada ser humano sob seus cuidados a experiência vivenciada em cada momento, é usar-se terapeuticamente, é dar calor humano é se envolver com cada ser e viver cada