Estudo dirigido sobre o filme "germinal"
Laureate International Universities
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
ESTUDO DIRIGIDO SOBRE O FILME “GERMINAL”
Manaus 2012 MARCILENE GOMES VIEIRA
ESTUDO DIRIGIDO SOBRE O FILME “GERMINAL”
Trabalho solicitado à turma SSM0201, para aquisição de nota parcial na disciplina F.H.T.M. (Fundamentos Histórico, Teórico, Metodológico do Serviço Social) ministrada pela Prof.ª Márcia Azevedo.
Manaus 2012 INTRODUÇÃO
A organização da classe operária a partir do século XIX tem como causa principal a Revolução Industrial e suas consequências. A partir daí, todas as mudanças que ocorreram, contribuíram para que o proletariado buscasse meios para reivindicar melhores condições na nova sociedade capitalista.
Esse momento histórico é retratado no filme “Germinal”, através de personagens vividos na França do século XIX, os quais enfatizam a situação econômica e social da classe trabalhadora da época.
Destaca-se também o surgimento do serviço social, inicialmente como atividade filantrópica, através da caridade realizada pelas damas da sociedade burguesa, diante do quadro de miséria em que se encontrava a classe trabalhadora.
A situação econômica e social da classe trabalhadora na França do século XIX é retratada no filme “Germinal”, onde os personagens são operários obrigados a trabalhar em minas de carvão, em condições de trabalho precárias. A transição do regime de trabalho feudal para o capitalista, marcado pela Revolução Industrial, foi a causa para tantas transformações, seguidas de conflitos entre as classes dominante e dominada.
Nesse contexto sócio histórico, fica evidente a luta de classes e o início dos movimentos grevistas, fato evidenciado pelo confronto entre patrões e operários. Estes, detentores apenas de sua força de trabalho, cansaram da opressão dos donos dos meios de produção,