Estudo dirigido sobre trabalho e sociabilidade
Estudo Dirigido – Trabalho em grupo
Integrantes: Diego Silva Bezerra Evelyn Queiroz Sancho Inglaty Yane Rosa Gomes Juliana Brêtas Campos Junia Lopes de Freitas Pamella Kelly Noronha da Silva
1.Logo de início, o texto aponta para os desafios da construção de um novo tipo de ciência. Na opinião do grupo, as características dos novos paradigmas em ciência, [propostos por Grisci (1998) para a psicologia social crítica do trabalho e citados por Marília Veronese na pág. 4 do seu texto] aplicam-se às especificidades do trabalho na construção da chamada psicologia crítica? Justifique sua resposta utilizando pelo menos três dos sete itens propostos, se possível exemplificando seu argumento.
Para o grupo as característica dos novos paradigmas em ciência, proposto por Grisci (1998), aplica-se ás especificidades do trabalho na construção de uma psicologia crítica. E vista que a autora leva em consideração o caráter histórico do fenômeno social, possibilitando a contextualização, sem fazer utopias que não podem ser utilizadas no contexto em questão; quando busca conhecimento, não verdade, permite o embasamento teórico-metodológico sem um estabelecimento único de um saber reduzindo todas as outras possibilidades; considera também a realidade como uma construção coletiva e dialética, promovendo uma visão de olhar mais amplo, sem psicologisar o individuo ou reduzi-lo em apenas uma estância, entre outras visões, que possibilitam que o psicólogo consiga analisar e agir/transformar a realidade, observando-a de vários olhares.
3.Por que o fordismo não deve ser considerado simplesmente um “modo de produção de gestão”? (pág. 11)
O fordimo não pode ser considerado somente um modo de produção de gestão porque foi