estudo dirigido sobre filme
1. O filme “A maça” mostra uma combinação de fatores (luzes, cores, movimentos etc.), cujo objetivo é despertar ao expectador reações. Com base nisso, fale das suas sensações, sentimentos e emoções para com o filme assistido.
R- O filme passa uma naturalidade dos fatos em seu desenvolvimento, mostrado com um cenário simples, luz e cores bem da época e da cultura do povo daquele lugar, fazendo despertar curiosidade com desenvolvimento e desfecho da história. O filme em certas partes passava uma sensação estranha com o jeito no qual as meninas foram mantidas tratadas e também da forma em que a Assistente Social interviu no caso, na coragem que ela teve para enfrentar o pai das duas crianças.
2. No filme podemos perceber a exploração de algumas temáticas. Dentre elas, destacamos as seguintes: Estado, liberdade, papel da mulher e a cultura. Fale de como o filme mostra a realidade de cada uma delas.
R- No filme é possível perceber as condições que se era abordadas e temáticas principais. Em relação ao Estado representado pelo papel da Assistente Social em que ela foi insistente na solução do caso, pulou o muro e soltava as crianças, enfrentou o pai, interviu de forma diferente e estranha da realidade contemporânea. A liberdade das meninas até a Assistente Social começar seu trabalho era uma liberdade corrompida, em outros termos, elas não eram livres. Na época o papel da mulher ainda era de submissão, ou seja, existia certo temor ao marido, isso não de forma geral, pois quem interviu no caso foi uma mulher, mesmo fazendo aquele serviço como uma forma de “ajuda” para que as garotas fossem livres e não se submeteu ao pai das meninas que tinha um pensamento da mulher onde ela deveria cuidar da casa e fazer suas tarefas, desempenhar o papel de mulher. A cultura deles é diferente, seus costumes e formas se mostram em um estranhamento em comparação com a atual, eles se vestem seguindo seus ensinamentos, modos e padrão de vida do povo daquela