Estudo dirigido sobre Deficiência Múltipla - Proposta
PROPOSTA
Antes de formular propostas, o professor precisa detectar o tipo de deficiência múltipla presente em seu aluno e trabalhar em conjunto com familiares, escola, profissionais de saúde e pessoas que possam servir de apoio ao mesmo no processo de aprendizagem.
Digamos que o aluno em questão apresente deficiência intelectual e física. O primeiro passo é oferecer a este aluno acesso às dependências escolares e propiciar a ele ambientes cômodos e seguros. Deve haver também um suporte para que esse aluno possa ser acompanhado quando houver necessidade (ir ao banheiro, ao bebedouro, à cantina, participar de atividades fora da sala de aula).
Creio que para ensinar língua portuguesa é possível utilizar blocos com as letras do alfabeto ou com as sílabas. Uma estratégia sugerida seria uma espécie de dominó com palavras e imagens, de modo que o aluno possa fazer correspondência entre elas. Este dominó pode ser feito com E.V.A colorido em tamanho grande tanto para facilitar a visualização quanto a locomoção por parte do aluno. A criança pode ser colocada no chão (mas não sem antes tomar todas as providências para que o lugar esteja adequado e confortável para ela), deste modo estará em contato direto com o material que lhe servirá de ferramenta para o aprendizado.
O aprendizado de língua portuguesa para o aluno com deficiência visual e auditiva parciais pode ser feito através da associação de nomes com os seus respectivos objetos. Outros sentidos como o tato, o olfato e o paladar podem ser estimulados para que o aluno tenha referência do mundo em sua volta.