Estudo dirigido política vii
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA – UFJF
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – ICH
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DISCIPLINA: POLÍTICA VII – PROF. MARTA MENDES
ESTUDO DIRIGIDO – VALOR: 20 PONTOS
1. O conceito de “equilíbrio” designa uma situação na qual nenhum dos atores considera racional mudar sua estratégia a não ser que os outros também o façam. Uma situação de equilíbrio é, portanto, uma situação de estabilidade que tende a durar até que alguma mudança n contexto induza a uma mudança nas preferências e nas estratégias dos atores.
a) EXPLIQUE por que, para Przeworski, a democracia corresponde a uma situação de equilíbrio.
b) IDENTIFIQUE e EXPLIQUE os dois equilíbrios apontados por Putnam no sexto capítulo de “Comunidade e Democracia”.
2. Sobre “Poliarquia” de Robert Dahl RESPONDA às questões que se seguem: (Palavras-chave: sociedade agrária tradicional, sociedade de agricultores livres, desigualdades cumulativas, desigualdades dispersas, ordem social centralmente dominada, ordem social pluralista, riscos e custos de supressão e tolerância).
a) O autor argumenta que o processo de democratização é resultado de dois subprocessos. IDENTIFIQUE e EXPLIQUE esses subprocessos.
b) Dahl destaca a diferença entre correlação e causalidade, argumentando que, apesar de a maioria das democracias ter passado pelo processo de modernização e de a maioria dos países modernos serem democráticos, isso não nos autoriza afirmar que existe uma relação de causalidade entre modernização e democracia. A partir de alguns casos desviantes, Dahl mostra que um país não necessita necessariamente passar pelo processo de modernização para começar a se democratizar e que nem todos os países que se modernizaram se tornaram democracias. EXPLIQUE como o autor vê a relação entre modernização e democratização.
c) Dahl afirma que o processo de modernização altera o padrão de distribuição de recursos na sociedade. EXPLIQUE essa afirmação.