Estudo Dirigido - Os Persas - Ésquilo
Os Persas
Ésquilo
Disciplina: Artes Cênicas
1. 1.1- O Autor do texto teatral “Os Persas” é Ésquilo. Ésquilo foi um dramaturgo da Grécia antiga. Teve seu destaque na produção de tragédias, sendo por isso, considerado por muitos o criados deste estilo poético. Nasceu na cidade de Elêusis, que está localizada a 30 quilômetros ao noroeste de Atenas, em 525 a.C. e veio a falecer em 456 a.C. Durante sua vida, Ésquilo não participou apenas no setor da dramaturgia, ele também foi soldado grego e participou de importantes batalhas como Salamina (batalha que é abordada na peça “Os Persas”), Maratona e Platéias. Na sua área de destaque, dramaturgia, suas obras destinavam-se à narrar passagens da mitologia grega e das sagas dos deuses. Segundo alguns estudiosos, Ésquilo produziu cerca de 79 tragédias, enquanto outros creditam-o a criação de pelo menos 90 peças, das quais as principais são: Os Persas, Sete Contra Tebas, Prometeu Acorrentado, Agamemnon, Coéforas e Eumênides.
1.2- A obra é se passa, por volta, do ano de 479 a.C. a Pérsia local onde se passa a peça, mais precisamente no palácio do Rei Xerxes, filho de Dário e Atossa. Xerxes comandou a Pérsia entre os anos de 485 e 465 a.C., após a morte de seu pai em batalha.
Trecho que demonstra isso:
"CORO-Somos, entre os persas, chamados os Fiéis. Guardiães deste rico e soberbo palácio, aqui estamos, enquanto eles marcham contra a Grécia. Foi à nossa experiência, que o filho de Dario, Xerxes, nosso rei e senhor, confiou os cuidados do império. “
1.4-A obra se passa, por volta, do ano de 479 a.C. (como foi dito na resposta anterior). Essa peça, segundo alguns historiadores, aconteceu oito anos após o fim da guerra de Salamina, como pode ser notado nesse trecho, os fatos da peça aconteceram após a guerra.
Trechos que demonstram isso:
"MENSAGEIRO-As praias de Salamina, os campos dos arredores, tudo está