Estudo Dirigido Neuroanatomofisiologia
No adulto, a medula não ocupa todo o canal vertebral, pois termina ao nível da 2ª vértebra lombar.
A diferença de tamanho entre a medula espinal e o canal vertebral resulta da diferença no ritmo de crescimento entre as duas. A partir do 4º mês de gestação a medula e a coluna vertebral passam a se desenvolver em ritmos diferentes, sendo que a coluna cresce mais rapidamente que a medula.
Como se dá a formação da cauda equina?
O canal vertebral contém apenas as meninges e as raízes nervosas dos últimos nervos espinhais, que, dispostas em torno do cone medular e filamento terminal, constituem, em conjunto, a chamada cauda equina.
A formação da cauda equina se dá pela disparidade na origem dos nervos espinhais na medula e a sua saída nas vértebras.
2) Defina:
a) Giro: Giro é uma saliência/cresta do córtex cerebral. É geralmente cercado por um ou mais sulcos.
b) Sulco: Sulco é uma depressão ou ranhura alongada encontrada entre dois giros. Em alguns casos, é o local por onde passam nervos ou vasos sanguíneos.
c) Principais Sulcos e Giros:
Sulcos: Lateral, Parieto-occipital e o Central.
Giros: Os principais giros do lobo frontal são pré-central, frontal superior, frontal médio e frontal inferior. No lobo temporal são o giro temporal superior e temporal médio. E no lobo parietal os giros pós-central e intraparietal.
3) Os órgãos da Parte Central do sistema nervoso são protegidos por estruturas ósseas e por membranas. Quantas e quais são essas membranas?
São 3 as membranas que protegem o sistema nervoso central: A externa, que fica em contato com os ossos da caixa óssea se chama Dura-Máter (externa mais espessa), a intermediária é a Aracnoide e a interior, que fica em contato com os delicados órgãos é a Pia-Máter.
4) Sobre o líquido cérebro espinal, responda:
a) Onde ele é produzido?
É produzido através de um processo de filtração e secreção em cavidades dentro do cérebro