Estudo dirigido Neuro
1- As membranas de células excitáveis, e o neurônio é uma delas, apresentam um potencial característico da membrana durante o repouso. Explique como a membrana fica, durante o repouso, com uma carga negativa na face interna, se comparada à externa.
Durante o repouso, os neurônios ficam com uma carga negativa na face interna. A negatividade do potencial da membrana favorece a entrada de cátions (+) e se opõe a entrada de ânions (-).
No potencial de repouso os canais Na+ ficam fechados e só abrem com a despolarização. Na despolarização a célula sai do repouso por causa da entrada de íons de Na+, deixando ela eletricamente positiva. Quando ela atinge seu limiar de excitação, ocorrem potenciais de ação e um neurônio pode enviar um sinal elétrico a qualquer parte do corpo. Quando os canais de Na+ se fecham e o sódio pára de entrar na célula, se abrem os canais de K+ com carga positiva que saem da célula fazendo com que ela volte a ficar negativa, até chegar ao repouso (no final,com uma ajuda da bomba de Na+ K+).
Na bomba de Na+ K+ a entrada ou a saída é da menor quantidade para a maior e assim a bomba utiliza energia (ATP) pra fazer a célula voltar ao repouso de -90mv. Os canais de K+ são majoritários e estão sempre abertos no potencial de repouso.
Na bomba de sódio e potássio saem 3 átomos de sódio da membrana e entram 2 de potássio.
2- O que é potencial de equilíbrio de um íon? É o potencial no qual não há movimentação de determinado íon. O K+ existe em maior quantidade dentro da célula e sofre uma ação de uma força química que o impulsiona para fora e ao mesmo tempo uma força elétrica que o impulsiona para dentro (por ser positivo ele é atraído pra dentro da célula que é negativa). O balanço dessas forças resulta no potencial de equilíbrio do potássio (potencial de Nernst do potássio -94 mV). Há uma tendência do potássio de se movimentar para fora, já que o potencial de repouso de membrana (-90 mV) é menos negativo