Estudo dirigido - Mitose
A atividade dos cromossomos é mais intensa no período de Divisão Celular ou Fase Mitótica (Mitose), já que nesta fase os cromossomos tornan-se visíveis, condensam-se, espalham-se pelo citoplasma e deslocam-se para a região equatorial (metáfase) da célula e prendem-se a um conjunto de fibras, o fuso mitótico, após isso, os dois fios que constituem cada cromossomo, denominados cromátides-irmãs, separam-se e deslocam-se para pólos opostos da célula (anáfase), puxados por fibras do fuso mitótico, presas a seus centrômeros e aoo chegarem nos pólos da célula, os cromossomos descondensam-se, em um processo praticamente inverso ao que ocorreu no início da divisão.
2. Que células sofrem mitose e quais as funções desse mecanismo de divisão?
A mitose é um processo de divisão celular, característico de todas as células somáticas vegetais e animais. Resumidamente, a mitose é o processo pelo qual uma célula diplóide dá origem a duas outras células diplóides, idênticas à célula-mãe e entre si.
3. Nos retângulos abaixo, cite as características/eventos que estão ocorrendo em cada uma dessas fases.
a. Intérfase
A interfase corresponde ao período entre o final de uma divisão celular e o início da outra. Geralmente a célula encontra-se nesta fase durante a maior parte da sua vida.
Durante esta fase os cromossomas não são visíveis ao microscópio óptico. É um período de intensa atividade na célula, quando ocorre a duplicação do material genético.
A interfase divide-se em três fases:
Fase G1
Nesta fase sintetizam-se muitas proteínas, enzimas e RNA, verifica-se também a formação de organitos celulares e, consequentemente, a célula cresce.
Fase S
É nesta fase que ocorre a auto-replicação das moléculas de DNA (diz-se no plural porque para cada cromossomo existe uma molécula de DNA)
A partir deste momento os cromossomos passam a possuir dois cromatídeos ligados por um