Estudo dirigido lipídeos e membranas biológicas
Prof. Fabiana Carneiro Bioquímica de Macromoléculas
Estudo Dirigido 2 - Lipídeos e Membranas Biológicas
1. Quanto à solubilidade dos lipídeos, descreva essa propriedade.
Os lipídeos em geral são apolares devido às longas cadeias carbônicas que normalmente os compõem, podendo haver também uma parte polar, como nos fosfolipídios com a “cabeça” de fosfato. Normalmente tem alta solubilidade em solventes orgânicos e baixa solubilidade em água.
2. Quais são as características mais comuns dos ácidos graxos?
São moléculas anfipáticas de cadeias de diferentes tamanhos, compostas de hidrocarbonetos com uma terminação de ácido carboxílico. Com baixa solubilidade em água.
3. O que podemos esperar a respeito do ponto de fusão de AGs insaturados, em relação aos saturados? Explique.
A intensidade de associação entre moléculas de ácidos graxos, reflete no valor do seu ponto de fusão, já que a passagem do estado sólido para o líquido envolve uma ruptura parcial de interações intermoleculares. Sendo assim, a temperatura de fusão dos ácidos graxos está diretamente relacionada com o número de insaturações presente na cadeia. O ponto de fusão será mais baixo quanto maior for o número de insaturações. Exemplo: A temperatura ambiente (25°C), os ácidos graxos saturados de 12:0 a 24:0 possuem uma consistência de cera, enquanto os ácidos graxos insaturados de mesmo comprimento, são líquidos oleosos.
4. Comente as propriedades químicas apresentadas pelos AGs (saponificação, hidrogenação, halogenação e oxidação).
A hidrogenação é a quebra das instaurações desses ácidos graxos com a adição de hidrogênio, formando um ácido insaturado. Na halogenação a adição que se segue à quebra é de um halogênio. Saponificação é a reação dos ácidos graxos com um sal, formando o sal correspondente do ácido, o sabão. A oxidação quebra os ácidos graxos em suas instaurações formando ácidos carboxílicos e aldeídos de cadeia curta.