estudo dirigido icg
Os Gregos principiaram o conhecimento geográfico, eles dispunham de um sistema “social” onde existiam pessoas que poderiam buscar sua alimentação e com isso ganhavam tempo para fazer novas coisas e que coisas são essas ? Começaram a pensar e tentar achar uma explicação lógica para o espaço onde viviam, buscavam explicar desde coisas simples até coisas mais complexas e por isso foram na história chamados de primeiros geógrafos, eles conseguiram mudar qualitativamente a essência em explicar a realidade .
A geografia foi estabelecida a partir da cartografia, começaram por uma área limitada justamente buscando localizar lugares mais próximos da Polis onde impactavam suas necessidades de alimentação e necessidades diárias. Por isso se explica a centralização dos estudos em um limitado espaço de terra, com isso conseguiram desenvolver sistemas agrários, irrigação do solo, desenvolveram a astronomia entre outros.
Já os Romanos desfrutavam de uma herança muito vasta dentro do campo da geografia, mas o seu império tinha outra visão social e politica. Possuíam um poder de dominação sobre outros povos muito grande e usufruíam desse poder.
A busca dos romanos já era de dominação, poder e para que isso pudesse acontecer deveriam conhecer os lugares mais detalhadamente e isso foi refletido na cartografia aonde a geografia se iniciou os detalhes já eram mais perceptíveis em lugares mais afastados do império justamente por Roma querer dominar esses lugares.
Podemos dizer então que os romanos foram mais aperfeiçoadores do conhecimento gerado na Grécia antiga, porque mesmo que a visão ou a essência pela verdade fosse diferente o método não mudou.
A idade média inicia-se a partir da queda do império romano onde houve um processo de despovoamento urbano, iniciou-se então o feudalismo, e