estudo dirigido história da psicologia
Questão 01/ Capítulo 04 - No que Wundt se baseou para concluir que uma pessoa não pode se envolver em mais de uma atividade mental ao mesmo tempo?
R.: Intrigado coma a afirmação de que era possível se envolver ao mesmo tempo em mais de uma atividade mental, Wundt ( que não acreditava em multitarefas) fez estudos e experimentos de atividades simultaneas e se colocando como único sujeito de um experimento chegou a conclusão e que era impossível perceber duas coisas ao mesmo tempo. Seus estudos mostraram que leva um oitavo de segundo para registrar os dois estimulos da atividade simultanea.
Wundt escreveu “ a consciência retém só um pensamento, uma única percepção. Quando parece que temos diversas percepções simultâneas, somos enganados pela sua rápida sucessão.” , ou seja, podemos perceber duas coisas que acontencam rapidamente, mas só se retém uma percepção , um pensamento.
Questão 02/ Capítulo04- Por que Wundt é considerado o fundador da nova psicologia e não Fechner?
R.: Wundt foi o fundador da psicologia como disciplina acadêmica formal e deu início à psicologia experimental como ciência. Porque mesmo Fechner tendo lançado a obra Elements of psychophysics 15 anos antes de Wundt iniciar os estudos sobre psicologia seu objetivo não era fundar uma nova ciência, seu objetivo era compreender a relação entre os universos mental e material, no entanto Wundt estava determinado a fundar uma nova ciência. O objetivo de Wundt era promover a psicologia como ciência, e embora ele seja considerado o fundador ele não foi o criador, a psicologia se desenvolveu se uma longa sequência de esforços criativos incluindo os estudos de Fechner. Wundt foi o agente promotor do que já estava em andamento, ele fundou a psicologia como ciência baseado em alguns estudos que já existiam e nos seus próprios estudos e experimentos.
Questão 01/ Capítulo 06- Por que algumas pessoas achavam tão perturbadora a experiência de ver Jenny, o