Estudo dirigido hematologia
Hematopoese é responsável pela produção de células sanguíneas, OU SEJA, é um constante efeito reparativo necessário para manter a população de leucócitos, plaquetas e eritrócitos, como por exemplo em resposta a um determinado estímulo como hipóxia, sangramento ou infecção.
A hematopoese compreende três setores: i) Progenitores celulares precoces (stem cells) que suportam a hematopoese ii) Células progenitoras comprometidas (stem cell committed) que são unidades formadoras de colônias e que expandem a população de células diferenciadas (eritrócitos, leucócitos, etc) iii) Fatores reguladores do crescimento hematopoético ou citoquinas que agem sobre o sistema.
Os fatores de crescimento hematopoéticos são glicoprotéinas que têm como função a regulação da hematopoese por mecanismos complexos. Os genes responsáveis pela síntese de alguns deles (GM-CSF, MK-CSF, IL-4, IL-45, IL-9) localizam-se no braço longo do cromossoma 5 e os genes que codificam a eritropoetina (EPO) no cromossoma 7. Tabela dos fatores de crescimento hematopoético e algumas de suas características:
1- Que células produzem os fatores estimuladores da Hematopoese?
A medula óssea contém um estroma que fornece o microambiente para a hematopoese. A proliferação das células progenitoras recebe o estímulo de substâncias semelhantes a hormônios produzidos pelas células do estroma do microambiente (células reticulares, adipócitos, histiocitárias e do tecido conjuntivo) e pelas próprias células linfa-hematopoéticas, como os fatores estimulantes de colônias, interleucina e eritropoetina.
2- Onde e a partir de que célula é produzido o sangue?
ONDE - Órgãos: a hematopoese pré-natal acontece no saco vitelino, fígado, baço e medula óssea da clavícula; nos indivíduos adultos, acontece na medula óssea de ossos chatos (longos) e cavidade dos ossos esponjosos.
CÉLULA – É a partir das células hematopoéticas (stem cells – células progenitoras -