Estudo dirigido geografia
Data de entrega: 17 de Abril de 2013
1) Conceito dos termos: * Jusante de um rio: é o lado para onde se dirige a corrente de água. O termo jusante vem do latim jusum que significa para o lado da foz, ou seja, toda água que desce para a foz do rio é a jusante. * Montante de um rio: é a parte onde nasce o rio. Este ponto referencial pode ser uma cidade às margens do rio, uma barragem, uma cachoeira, um afluente, uma ponte etc. * Estrutura sinclinal: é uma dobra com a concavidade voltada para cima, exibindo camadas que pendem em direção ao centro da estrutura. É a dobra alongada, cujos flancos abrem-se para cima e a convexidade está voltada para baixo, podendo ser simétrica ou não. * Latossolos: são solos constituídos predominantemente por material mineral. Eles apresentam horizonte B latossólico imediatamente abaixo de qualquer tipo de horizonte A, dentro de 200cm da superfície do solo ou dentro de 300cm, se o horizonte A apresentar mais que 150cm de espessura. Os latossolos apresentam a maior representação geográfica no Brasil em relação aos demais tipos de solos.
2) Explicação e imagens: * Mares de morros: relevo das colinas dissecadas do Planalto Atlântico (Serra Geral). O domínio dos mares de morros é a característica da porção mais próxima ao litoral do Brasil e se interioriza um pouco mais na região Sudeste. Esse domínio (ou seja, área com relativa homogeneidade no quadro natural composto pelo relevo, pelo clima, pela vegetação e pela hidrografia) possui um clima quente e úmido, com chuvas abundantes, e um relevo acidentado que forma montes com a aparência de “meias-laranjas” e, originalmente, vegetação exuberante de floresta pluvial.
* Chapadas: é uma formação geológica acima de 600 metros que possui uma porção plana na parte superior. A causa pela qual a superfície da chapada seja plana é a erosão.
* Serras: são terrenos acidentados com fortes níveis, frequentemente aplicados a escarpas