Estudo dirigido fundamentos v
Uma vez que o sistema do capital não funciona como um sistema de produção cuja tônica é a distribuição de riqueza, mas sim a concentração de riqueza, quando o sistema entra em crise, consequentemente, um ainda maior afluxo de recursos se destina a sustentar a continuidade da acumulação do capital, e não às necessidades sociais do trabalho.
A proposta neoliberal passa a ser vista como o solução para a nova crise do capitalismo que se configura como , crise do fundo público que traz, com ela, a tendência de perda dos direitos sociais e o conseqüente aumento da exclusão. idéia mais trabalhada no plano da ideologia neoliberal é de que não há nenhuma outra alternativa para o mundo a não ser a de ajustar-se à reestruturação produtiva promovida pela globalização. A receita para este ajuste passa pela desregulamentação, pela descentralização e pela privatização. A forma de produção flexibilizada busca a incorporação de seus valores pela classe operária a aderir integralmente o projeto neoliberal do capital. Trás a necessidade de trabalhadores “polivalentes” que, no fundo, seria o trabalhador que desempenharia o trabalho de diversos trabalhadores. A flexibilização do trabalho é como se fosse uma redução das jornadas de trabalho, mas sem remuneração quando não há trabalho, pior o trabalhador nessa lógica, perde o controle sobre o seu tempo, inclusive o tempo de não trabalho.
O modelo flexível de acumulação capitalista, fundamentado no enxugamento de pessoal, na exteriorização e transnacionalização da produção, produz efeitos devastadores para aqueles que sobrevivem da venda da força de trabalho.
2 – Ainda com base no artigo de Netto (2012), discuta sobre a organização das classes sociais e sobre a atuação do Estado em tempos de crise do capital. (Valor