ESTUDO DIRIGIDO Forcas Intermoleculares
1 - O ponto de ebulição das substâncias químicas pode ser utilizado para se estimar a força de atração entre as suas moléculas. O gráfico de temperaturas de ebulição dos hidretos das famílias
4A, 5A, 6A e 7A da tabela periódica, na pressão de 1 atmosfera, em função do período do elemento que se liga ao hidrogênio está apresentado na transparência. Com base no mesmo, explique: a) Os diferentes valores de temperaturas de ebulição de HF, H2O e NH3.
b) O valor de temperatura de ebulição do CH4 ser muito menor que os hidretos das famílias 5A,
6A e 7A
c) O aumento das temperaturas de ebulição para os hidretos formados com os outros elementos das famílias 4A, 5A, 6A e 7A, respectivamente.
2 – Analise a tabela I. Cite e explique qual(is) fator(es) químico(s) é(são) responsável(eis) pela temperatura de fusão do xenônio ser 46 vezes maior que a do hélio.
3 – Analise a tabela II. Explique qual(is) fator(es) químico(s) é(são) responsável(eis) pela grande variação nas temperaturas de ebulição das moléculas diatômicas homonucleares da família 7A.
4 – Analise a tabela III. Explique por que a temperatura de ebulição do pentano é, aproximadamente, 3,6 vezes maior que a temperatura de ebulição do 2-dimetilpropano, ambos com fórmula molecular C5H12.
5 – A partir da tabela IV explique por que o gás cloro, Cl2, é, aproximadamente, 2000 vezes mais solúvel em água que o gás oxigênio, O2?
6 – Analise a tabela V. Por que o dibromometano, CH2Br2, apresenta-se líquido, à temperatura ambiente, enquanto o bromometano, CH3Br, é um gás na mesma condição ambiente.
7 – Analise a tabela VI. Explique por que a energia liberada na hidratação do cátion do elemento césio, Cs+, é, aproximadamente, 2 vezes menor que do cátion do elemento lítio, Li+, apesar de ambos serem cátions alcalinos.
8 – Analise a tabela VII. Indique os principais fatores que explique a ordem crescente de solubilidade do NaCl, MgCl2 e AlCl3.
9 – Analise a transparência 9 e indique qual é a