Estudo dirigido fisiologia de plantas
R: Amadurecimento é um termo aplicado, geralmente, para frutos carnosos. É caracterizado por mudanças qualitativos no interior do fruto. Por exemplo: o fruto fica mais adocicado ( acúmulo de açucares ) , sabor azedo ou sensação de ‘boca amarrada’ diminuem e/ou desaparecem (redução nos teores de ácidos orgânicos e compostos fenólicos: tanino, entre outros) , o fruto amolece ( enzimas atuando sobre a parede celular e hidrólise de amido), perda da cor verde característica dos frutos não-amadurecidos ( degradação da clorofila e acúmulo de outros pigmentos – antocianina, carotenóides) e os frutos também exalam odores muito marcantes e agradáveis (produção de compostos voláteis como: ésteres aromáticos, aldeídos, entre outros).
Já a maturação ocorre ao estabelecimento completo do fruto(todo e qualquer tipo de fruto, não somente os carnosos) e expansão do ovário. Esse processo vai até o crescimento máximo do órgão.
2. Defina climatério. Mostre graficamente a relação entre a taxa de respiração e a idade de frutos climatéricos e não climatéricos. Dê exemplos de frutos climatéricos e não climatéricos e diga qual dos dois tipos é estimulado a amadurecer após a colheita? Qual o papel do etileno no amadurecimento de frutos?
R: No final da fase de maturação, os frutos apresentam um aumento na respiração e depois um decréscimo. Este fenômeno é chamado de climatério e está associado a uma produção maior do fitohormônio etileno.
Frutos climatéricos: maçã, banana, abacate e tomate.
Frutos não climatéricos: Citros, abacaxi e uva.
Os frutos, que após a colheita são estimulados a amadurecer, são os climatéricos.
O etileno é considerado o hormônio que acelera o amadurecimento de frutos comestíveis, estes considerados climatéricos. Tais frutos mostram um pico de produção de etileno imediatamente antes do aumento na respiração. Quando frutos climatéricos não maduros são tratados com etileno, a iniciação do aumento no