Estudo Dirigido Energia Hidrelétrica
O que é e como é constituída uma usina hidrelétrica?
Energia hidrelétrica, também conhecida por energia hidráulica, é a energia proveniente de uma determinada massa de água, dos desníveis, naturais ou artificiais, de um determinado rio e é gerada através de uma usina. Para se realizar a construção de uma usina hidrelétrica, há a necessidade da implementação de algumas etapas. Dentre elas, estão a construção da barragem, do reservatório, do vertedouro, das comportas, dos dutos, do fluxo de saída, da casa de máquinas, das linhas de energia e também a compra de uma turbina hidráulica apropriada para aquela geografia do local.
Explicação dos componentes de uma usina hidrelétrica
Como foi dito no tópico anterior, para se obter uma usina hidrelétrica é necessário a construção de variados itens que em um todo, formarão esta determinada usina. Logo abaixo, haverá uma explanação referente ao o que é e qual a determinada função de cada item de uma usina hidrelétrica.
Barragem: Esta é a primeira e principal etapa da construção de uma usina hidrelétrica, pois a barragem é uma estrutura de tamanho bastante significativo que possui a função de reter a água do rio em que a usina está sendo implantada e manter o desnível necessário para o bom funcionamento das turbinas hidráulicas.
Reservatório: A água que é retida pela barragem fica acumulada em um determinado local. Esse local é denominado de reservatório e em alguns casos, como nos Estados Unidos, é utilizado como lago recreativo para os visitantes. Vertedouro: Em épocas em que ocorrem chuvas em excesso e o nível de água do rio aumenta consideravelmente, a quantidade de água presente no reservatório da usina irá aumentar e, para que não ocorra um desgaste na estrutura da barragem de forma desnecessária, os vertedouros da usina são abertos e possibilitam que esse volume extra que está presente no reservatório da usina possa ser liberado e volte ao rio da maneira adequada.
Comporta: Como o volume de água