Estudo Dirigido Echinodermata
Zoologia III– Módulo Echinodermata
1. Discorra sobre a origem e evolução do filo Echinodermata, enfatizando as mudanças que ocorreram no plano corporal destes animais.
De acordo com evidencias recentes, um ancestral com simetria bilateral, como os Enteropneusta, tornou-se gradualmente modificado em uma equinodermos pentaradial, passando por uma fase intermediaria semelhante aos Pterobranchia Os braços de um Equinoderma pentaradial são identificados como saliências hidráulicas da cavidade celômica central do antepassado bilateral que evoluiu devido a um encurtamento do corpo de comprimento, mas alargado no diâmetro.
A simetria pentaradial resultante é uma consequência de leis mecânicas que ditam as áreas de superfície de contato entre as entidades hidráulica e pneumática. A sua origem remonta ao período Pre-Câmbrico onde houve uma invasão dos habitats epibentonicos por ancestrais deuterostomicos onde a linhagem se divergiu e se estabeleceu no período Câmbrico. Nessa origem além da simetria pentaradial, surge o endoesqueleto composto por uma única placa de carbonato de cálcio que posteriormente se desenvolverá nos ossículos. Junto a essas modificações, surge também o sistema vascular hídrico permitindo que saiam do habito infaunal para o epibentonico. A classe que mais ancestral dos equinodermas é a Crinoidea, que se alimentam de partículas suspensas na agua orientando a superfície oral que fica orientada para cima e ficam fixados no substrato.
É principalmente esse conjunto de adaptações que permite a exploração de novos habitats e recursos alimentícios tornando o sucesso evolutivo desse filo possível.
2. Compare os animais das classes Crinoidea, Asteroidea e Ophiuroidea, ressaltando suas semelhanças e diferenças. Classe Asteroidea (Estrelas-do-mar) - As estrelas-do-mar possuem corpo com simetria pentameral com cinco braços. Os braços surgem gradualmente a partir do disco central. O ânus está localizado