ESTUDO DIRIGIDO DO TEXTO Universidade: A ideia e a História
Resumo:
O artigo objetiva uma inserção histórica e cultural da Universidade, apresentando – a como um produto histórico. Cita as mudanças sofridas por ela em diversos contextos, destaca quando o homem deixa de lado a idolatria e a veneração por algumas figuras, recusa e substitui a tradição pelas invenções do presente, passando a construir o conhecimento a partir da liberdade. O autor também apresenta os confrontos históricos enfrentados pela universidade, dentre eles a submissão a Igreja e a vinculação ao Estado. E, posteriormente aponta as dificuldades enfrentadas pela Educação superior nos dias atuais, por meio do enfraquecimento das instituições públicas, visto ao acesso mercantilista do nível superior ofertados pelas organizações empresariais, que muitas vezes só querem vender um diploma, ações estas, que estão sendo disseminadas e incentivadas por nossos governantes. Citações:
“Progredir não significa de fato procurar outra coisa, mas aprofundar e aprimorar o que já existe, uma vez que tudo que vem a existir é devido a um progresso natural, intrínseco à pretensa inventividade moderna, à decantada autonomia que se teria conquistado na teoria e na prática.” (2006, p. 193).
“A desvantagem quantitativa da escola pública de nível superior a encaminhará naturalmente para um regime de competição com as empresas privadas e para a assimilação desse status, agora abertamente valorizado pela própria autoridade pública.” (2006, p. 200).
Responda:
1- Qual a ideia central do texto?
Mostrar como a Universidade está inserida no contexto social, cultural e político e as transformações sofridas por ela em toda a sua trajetória.
2- Quais suas principais aprendizagens após a leitura?
Que a universidade precisou se adaptar as exigências do tempo histórico, e que ainda nos dias atuais ela vive em constância transformação e adaptação vista as necessidades enfrentadas por cada instituição. Referência:
SILVA, Franklin