ESTUDO DIRIGIDO DESENVOLVIMENTO DE PROJETO
Módulo Controle da Produção B 2013.
Bibliografia base: SELEME, Robson; PAULA Alessandra de. Projeto de
Produto: desenvolvimento e gestão de bens, serviços e marcas. IBPEX, 2012.
Olá pessoal!
Ao longo das aulas neste módulo Controle da Produção B 2013 do CST
GPI, vocês aprenderam na disciplina de Desenvolvimento e Projeto de Produto, importantes fundamentações que nos remetem ao entendimento dos processos básicos do funcionamento e gerenciamento do setor.
Agora chegou a hora de demonstrar seu conhecimento através das avaliações. Para ajudá-los, montamos este estudo dirigido como uma ferramenta para auxiliar o seu processo de aprendizagem. Nele, vocês poderão rever aspectos importantes que possibilitaram o entendimento do conteúdo.
Vocês se recordam que durante a disciplina foi abordado que quando uma empresa oferece um produto ao mercado, esse produto pode ser um Bem ou um Serviço, sendo que o BEM é entendido como item que pode ser manufaturado, ou seja, passível de transformação após a aplicação de algum processo, já o SERVIÇO – é aquele que só existe a partir da necessidade de sua utilização pelo consumidor. Pois bem, o entendimento dessas diferenças é o ponto principal para o entendimento da disciplina.
Vimos também que, além do ciclo de vida original (4 fases), sobre o qual foi incorporada a fase de Desenvolvimento (5 fases), outros parâmetros também devem ser observados: o primeiro deles é a garantia que o produto acompanhe as expectativas dos investidores, e o segundo diz respeito às possibilidades de investimento aplicado desde o início da produção efetiva até a colocação do produto no mercado. Constituem as quatro fases originais do
CVP – Ciclo de Vida do Produto -: Introdução, Crescimento, Maturidade e
Declínio e podemos destacar a Maturidade como a fase de maior lucro, pois a produção passa a trabalhar com toda capacidade para produzir e manter o produto no mercado.
Todas as fases do