Estudo Dirigido de Agroclimatologia
Profa. Selma Regina Maggiotto
Aluno: Willian Roberson Duarte de Oliveira Mat: 110082052
Estudo Dirigido #1
Leia atentamente o artigo abaixo e responda as questões.
ED#1 – Pedro Jr., M.J. et al. Temperatura-base, graus-dia e duração do ciclo para cultivares de triticale. Bragantia, v.63, n.3, p.447-453. 2004.
1) De acordo com o texto, uma das melhores maneiras de se relacionar a temperatura ao desenvolvimento vegetal é por meio do uso do sistema de graus-dia. Por que?
Porque o uso do sistema de graus-dia admite uma relação linear entre o acréscimo de temperatura do ar e a taxa de desenvolvimento a qual, apesar das restrições, permite determinar a temperatura-base ou mesmo a duração das fases fenológicas das culturas.
2) O que você entende por temperatura-base? Por que é importante determiná-la? Quais os métodos empregados pelos autores para a determinação dessa variável? Houve diferença entre eles na determinação da Tb?
Temperatura-base são os valores de temperatura, mínima e máxima, requeridas para que uma determinada espécie vegetal se desenvolva. A determinação é importante porque abaixo e acima dessas temperaturas-base há paralização do desenvolvimento. Eles utilizaram os métodos da menor variabilidade e pela combinação dos métodos do desenvolvimento relativo e de regressão linear. Houve diferença nos valores determinados de temperatura-base pelos dois métodos, mas estes foram muito próximos.
3) Os resultados de Tb do triticale concordam com os valores citados para a cultura do trigo? Quais as possíveis causas para isso? (Dê sua opinião pessoal já que os autores não explicam isso).
Os resultados não concordam, uma vez que os valores de temperatura-base encontrados, de 8 e 10º C, são superiores ao valor de 4,4º C utilizado para o trigo. Acredito que a possível causa é que o triticale é uma espécie menos tolerante ao frio do que o trigo, necessitando de temperaturas mais altas para ter desenvolvimento.
4) Com