Estudo dirigido da Ação Social Junto a Criança, Adolescente e Idoso
1. Contexto histórico do Estado de Bem Estar Social (Aberta)
Surgiu após a Segunda Guerra Mundial. Seu desenvolvimento está intimamente ligado ao processo de industrialização e os problemas sociais ligados gerados a partir dele. A Grã-Brteanha foi o pais que se destacou na construção do Estado de Bem-Estar com a aprovação em 1942, de uma serie de providências nas áreas da saúde e escolarização.
Nas décadas seguintes outros países seguiram esta direção. Houve ampliação dos serviços assistências públicos abarcando as áreas de renda, habitação e previdência social.
O termo Welfare State (Estado de Bem-Estar Social) é oriundo da Grã-Bretanha e geralmente associado ao período posterior à Segunda Guerra Mundial.
Preocupação com o combate “a escassez, a doença, a ignorância, a miséria e a ociosidade”
Este Estado serviria para atenuar as consequências da livre ação do mercado, como desemprego, doença e velhice.
O referido Estado ultrapassaria o modelo assistencialista anterior, pois partindo de um princípio redistributivo de impostos, independentemente da classe social em que se encontrasse o indivíduo inserido, teria acesso a serviços de igual excelência.
Reivindicações de cidadãos durante o esforço humano mobilizado em meio às Guerras Mundiais e a preocupação com o bem-estar, transformaram os serviços relacionados às necessidades do conjunto da sociedade não mais uma questão de caridade aos menos favorecidos, mas num direito de todo cidadão.
O Estado de Bem-Estar Social surge como uma reivindicação de direitos, cobrando um conjunto de prestações positivas por parte do Estado. Na Inglaterra, seu início teria se dado entre 1905 e 1911, graças a uma inspiração igualitária e com sistema fiscal progressivo. Tais leis são postas em prática por um Estado liberal democrático reconhecedor dos direitos sindicais e políticos dos operários em um forte contexto industrial e urbano.
Além da