Estudo dirigido Conflitos Asi ticos orientacoes
Conhecer os elementos históricos e modernos que caracterizam e explicam os conflitos mais importantes do século XX e XXI no Continente Asiático.
ORIENTE MÉDIO: por que essa região é um cenário de conflitos, quais as características culturais, religiosas, físicas (água, petróleo, recursos) que colaboram com os conflitos; presença das três grandes religiões monoteístas; características e obrigações do Islamismo;
AFEGANISTÃO: a presença da Al Qaeda, qual sua luta, como surgiu, como age, ligação com o “11/09”, conflito com os EUA e os resultados das tropas americanas em território afegão.
TIBETE: o que é o conflito, quem luta, qual o objetivo deste conflito, estratégias dos tibetanos durante as Olimpíadas de Pequim, reação da China durante o evento, o que já conseguiram até os dias atuais, repercussão pelo mundo. Vale lembrar de perceber que a China caminha para se tornar a principal potencia mundial, estruturada em ambicioso programa econômico e financeiro em escala mundial com base no comércio de produtos industrializados de diferentes níveis tecnológicos e de sofisticação, comprando matérias primas e títulos de dívidas públicas, principalmente dos Estados Unidos. Mas permanece a questão do sistema político centralizado que talvez possa de constituir em barreira às pretensões chinesas.
CAXEMIRA: onde se localiza o conflito, qual o motivo, quais os países envolvidos, pelo que lutam, quais as características culturais e religiosas que se destacam na região e alimentam de certa maneira o conflito (e por que), formas que o conflito se manifesta, medo de outras nações em relação às armas atômicas dos envolvidos, o que já foi alcançado até então.
IRÃ: características gerais, motivos e consequências da Revolução Iraniana, do conflito com o Iraque e a atual situação de tensão, especialmente, com os EUA e seus parceiros e a questão da produção de energia nuclear, evento que até o governo brasileiro ajudou a intermediar – por que a insegurança