Estudo Dirigido Bunge
Ciência e Desenvolvimento
Professor: Diego Marques da Silva Medeiros
Disciplina: Prática de Ensino I
Período: 2015.1
Aluna: Maria Eduarda de Oliveira Riqueti
Aspectos do Desenvolvimento
(p. 19-24)
1. Qual é o problema gerado por limitar-se a conceber desenvolvimento pela ótica da:
a) Biologia
b) Economia
c) Política
d) Cultura R: Acaba-se por delimitar a ideia de desenvolvimento, uma vez que, se desconhece que o mesmo só é obtido através de uma interação desses 4 aspectos. Para se obter processo ou desenvolvimento biológico é necessário por vezes, auxílio econômico, bem como, apoio político e aceitação cultural, do mesmo modo, para um desenvolvimento econômico, faz-se necessária uma viabilidade biológica e política, mas também uma compreensão e um beneficio cultural. O mesmo ocorre no campo político e econômico, que se coorrelacionam os outros dois anteriormente citados, cujo desenvolvimento tem de contemplar o conjunto de aspectos viáveis.
2. Bunge (1980) defende que o desenvolvimento humano integral é a concepção mais adequada e que ele não pode existir sem que haja o desenvolvimento científico e Tecnológico.
Ciência e Tecnologia
(p. 25-33)
3. Explique o esquema:
R: A ciência básica tem por objetivo somente enriquecer o conhecimento científico e humano, que por sua vez é utilizada para o desenvolvimento da ciência aplicada, ou seja, aquela que é focada, voltada para um único aspecto pelo próprio nome sugestivo, mas que não se limita à aplicar tais conhecimentos da ciência aplicada. Enquanto que a tecnologia é a utilização das ciências; básica e aplicada, para a produção de artefatos. Por fim e de grande importância, está a economia que é gerada das ciências, tecnologia e dos artefatos produzidos pela mesma e que volta para um maior desenvolvimento o todo.
4. Observe a Figura 2.1 de Bunge (1980, p. 29). Veja que na relação entre Ciência Aplicada e Técnica há três tipos de relação. Explique-as.
R: Existem os conhecimentos oriundos da