estudo dirigido-biologia celular
1) O retículo endoplasmático (RE) é formado por um sistema de membranas interconectadas na forma de tubos ramificados, às vezes em forma de cisternas, que delimitam uma cavidade mais conhecida como luz. Pode-se distinguir dois tipos de retículo, quais são eles? Cite as diferenças entre eles, bem como suas funções, e explique se o retículo pode passar de um tipo para o outro.
O reticulo endoplasmático se distingui em RE liso e RE rugoso. O primeiro, respectivamente, não apresenta ribossomos associados, é particularmente proeminente em células especializadas no metabolismo de lipídios, tem como função o seqüestro de Ca2+ do citosol, mediando a contração e o relaxamento das miofibrilas durante cada etapa da contração muscular. Já o segundo, apresenta ribossomos associados e uma estrutura na forma de cisternas e em células com intensa síntese protéica é bastante desenvolvido.
Áreas de RE liso podem ser substituídas por RE rugoso no caso de respostas celulares que envolvam síntese protéica, e o inverso também pode ocorrer. Havendo necessidade de eliminação de resíduos de fenobarbital (droga), áreas de RE rugoso podem ser substituídas por RE liso.
2) O Reticulo Endoplasmático Rugoso é particularmente abundante em células especializadas que produzem um grande número de proteínas específicas que serão posteriormente secretadas, tendo um destino - em sua maioria - fundamental para o exercício das atividades do corpo humano. Dê três exemplos que comprovem tal afirmação.
Esse tipo de retículo é muito desenvolvido em células com função excretora. É o caso por exemplo das células do pâncreas, que secretam enzimas digestivas, e também o caso das células caliciformes da parede do intestino, que secretam muco, e as células secretoras tipo II, nos alvéolos pulmonares, que produzem lipoproteína.
3) Qual o destino de uma proteína sem sinal de endereçamento?
O destino de uma