Estudo Dirigido - Beleza Americana
1. A partir da idéia de liberdade no existencialismo, o que podemos refletir sobre a vida de Lester e Ricky?
Liberdade é um vocábulo amplamente utilizado, e que no senso comum significa ausência de obstruções ou fronteiras que possam impedir algo, seja um movimento ou pensamento. Perante o existencialismo, o conceito praticamente não muda, é caracterizado pela possibilidade de planejar qualquer ação sem que haja algo para impedir. Essas possibilidades causam em nós uma angustia devido ao poder de decisão, e será essa angustia que nos moverá.
Em algumas situações nos abdicamos de fazer algumas escolhas, porém, não fazer uma escolha já é uma escolha, o que pode ser considerado irônico no conceito da liberdade. E é este ponto que analisamos no filme, as escolhas de como levar a vida apresentada pelos personagens: Lester, preocupado somente com o status social e Rick, faz uma serie de escolhas para poder viver com as regras impostas pelo seu pai.
2. A partir da teoria organísmica de Goldstein, como podemos pensar a mudança de Lester?
A teoria organísmica é contrária às teorias associacionistas, que buscavam causa-efeito. Ela constituía-se basicamente pela busca entre as inter-relações existenciais entre os fenômenos, além, de analisar as funções psicológicas, mas o organismo como um todo..
Para Goldstein todo organismo tem uma tendência natural ao equilíbrio, ou seja, todo organismo possui em si a capacidade de se auto-regular, e se auto-realizar, há uma "sabedoria organísmica", o organismo por si só pode atingir a saúde. Todo organismo auto-regulado busca sua satisfação, quando lhe é privada a satisfação o organismo busca outras formas para compensá-la.
Com o estudo da teoria e o estudo do filme,concluímos que o organismo de Lester teve uma série de necessidades que o permitiu promover mudanças para buscas o equilíbrio de seu organismo,que até então, o mesmo não o tinha.
3. A partir da teoria de campo de