Estudo dirigido através dos filósofos gregos
Bacharelado em Direito
ESTUDO DIRIGIDO ATRAVÉS DOS FILÓSOFOS GREGOS
Belo Horizonte
2013
PERÍODO PRÉ-SOCRÁTICO OU COSMOLÓGICO
A cosmologia é uma explicação racional e sistemática sobre a origem da ordem e transformação da natureza onde, ao explica-la, também explica a origem e as mudanças dos seres humanos. A cosmologia não admite a criação do mundo a partir do nada, mas afirma a geração de todas as coisas a partir da physis, sendo este contínuo e imperecível. Esta não pode ser concebida pela percepção sensorial, mas apenas pelo pensamento pois, ela é aquilo que o pensamento descobre quando indaga sobre qual é a causa da existência e da transformação dos seres humanos. Embora ela seja imperecível, imortal, ela dá origem a seres perecíveis e mortais.
Embora também, ela seja imperecível, imortal, imutável, ela dá origem a seres que estão em constante mudança, mudando de qualidade ou de quantidade. O mundo está em uma constante mudança sem por isso perder sua forma, sua ordem, sua estabilidade. Esse movimento chama-se devir, onde relata a mudança de algo em seu oposto, mas obedece certas leis determinadas pela physis.
OS IÔNICOS
A questão de central importância para os filósofos iônicos era a composição do cosmo. Segundo Tales de Mileto, o universo era composto por água, onde esta é continuamente reciclada dos céus para a terra e da terra para os céus em um ciclo infinito. E como nós, humanos, necessitamos de água para sobreviver, o Universo também pois, Tales considerava-o um organismo vivo. Todas as coisas eram cheias de deuses, mas não no sentido religioso, e sim para explicar que muito dos fenômenos naturais são causados por tendências ou efeitos inerentes aos próprios objetos. A palavra “alma” deve ser entendida como um princípio vital, onde os seres são animados por causa desta. Tales inaugurou o pensamento de que a Natureza é província da razão, e não de deuses ou causas sobrenaturais.