ESTUDO DIRIGIDO 1 Histologia
Quais são as características do tecido epitelial? O tecido epitelial é formado por células altamente coesas, sem suprimento direto, sendo este feito por difusão pelo tecido conjuntivo. Reveste as superfícies corporais e forma a unidade funcional das glândulas. São pobres em substâncias intercelulares livres, apresentam moléculas de adesão e complexos juncionais, estão ancorados a uma lâmina basal e apresentam polaridade estrutural e funcional.
Quais são as funções do tecido epitelial? O tecido epitelial tem como funções de revestimento, secreção, absorção, transporte de substâncias, trocas gasosas, percepção de estímulos e contração (células mioepiteliais)
Explique como se classifica o tecido epitelial. Detalhe cada uma delas: O tecido epitelial pode ser classificado como de Revestimento ou Glandular. O tecido epitelial de revestimento é divido em Simples, estratificado, pseudoestratificado e de transição. O tecido epitelial de revestimento simples pode ser pavimentoso, em que as células são mais achatadas, tendo como exemplo o endotélio (vasos sanguíneos), mesotélio (pleura, pericárdio e perigonio) e pneumócito I (alvéolos). Pode ser também cubico, característico das células do tecido renal, e cilíndrico ou colunar, com núcleos mais alongados, característico do epitélio intestinal. O tecido estratificado também pode ser pavimentoso, e este é dividido em queratinizado (epiderme) e não queratinizado (esôfago e vagina). O pseudoestratificado pode ser cilíndrico ciliado (vias respiratórias) e cilíndrico estereociliado (ducto do epidídimo). O epitélio de transição é também denominado UROTÉLIO, pois é característico das vias urinárias. O epitélio glandular se caracteriza pelas glândulas endócrinas e exócrinas. Aquelas liberam a secreção diretamente na corrente sanguínea, estas liberam em ductos excretores.
Explique a polaridade celular: a polaridade celular se dá em estrutura, sendo dividida em apical, basal e basolateral, e funcional, onde cada