Estudo de Viabilidade para Construção em Alvenaria Estrutural
1.1 Contexto
O aumento de concorrência no setor da Construção Civil tem justificado uma maior preocupação com o desenvolvimento dos processos construtivos. Empresas que atuam no setor passaram a ver possíveis reduções de custos a partir da racionalização da produção. Assim é, que maiores investimentos em tecnologia de construção, na condução de processo de projeto, no planejamento operacional bem como na própria organização do trabalho para o trabalho vêm se tornando práticas habituais e imprescindíveis para que as empresas ganhem eficiência e se mantenham competitivas no mercado.
A alvenaria estrutural apresenta alto grau de racionalização e merece destaque. Fatores como redução no prazo de conclusão e no custo final da obra apresentam-se como grandes vantagens e se colocam como atrativos para quem está disposto a deixar um padrão construtivo e adotar a Alvenaria Estrutural.
Podemos reduzir e muito problemas como desperdício de materiais, falta de qualidade no produto final entre outros utilizando a alvenaria estrutural.
A experiência adquirida na construção em concreto armado permitiu ao autor observar vários problemas comuns à Construção Civil, onde o orçamento e os prazos para conclusão dificultam maiores investimentos nas áreas de segurança no trabalho, higiene e treinamento de trabalhadores, dentre outros.
1.2 Objetivo
O trabalho tem como objetivo principal um estudo comparativo entre os custos de construção de uma edificação unifamiliar projetada em Alvenaria Estrutural.
Em segundo lugar será feita uma análise detalhada das vantagens e desvantagens do método construtivo em Alvenaria Estrutural sobre o método tradicional.
1.3 Relevância
A relevância deste tema pode ser vista pela quantidade de construtoras que aderem o uso de alvenaria estrutural no Rio de Janeiro, visando obter os benefícios proporcionados não só pelo material usado, mas por todas as mudanças decorrentes dessa escolha, já que o sucesso do