Estudo de patologia II
Patologias Relacionadas aos Dentes: (Professora Tereza)
1. Alterações no Tamanho:
- Microdontia: Um ou mais dentes menor do que o normal. Quando todos os dentes de ambas as arcadas são menores que o normal a condição é denominada de microdontia generalizada (ocorre em casos de nanismo pituitário). Quando a mandíbula e a maxila são maiores que o normal, mas os dentes são do tamanho normal dando a ilusão de serem pequenos, denomina-se de microdontia generalizada relativa. A microdontia ocorre com maior freqüência nos Incisivos Laterais Superiores e Terceiros Molares Superiores. Geralmente os dentes microdonticos apresentam formato conoides.
- Macrodontia: Um ou mais dentes maiores que o normal. Quando todos os dentes em ambas as arcadas são maiores que o normal, a condição é denominada macrodontia generalizada verdadeira (ocorre em casos de gigantismo pituitário). O termo macrodontia generalizada relativa é utilizado em casos que a mandíbula e a maxila apresentam o tamanho um pouco menor do que o normal dando a impressão de que os dentes de tamanho normal sejam um dente macrodontico.
2. Alterações no Número:
- Anodontia: Ausência congênita de todos os elementos dentários. Geralmente ocorre associado a síndromes como Displasia Ectodérmica
- Anodontia Parcial: Ausência congênita de um ou mais elementos dentário.
- Hipodontia ou Oligodontia:
- Dentes Supranumerários: Denomina-se dentes supranumerários quando há em uma ou nas duas arcadas dentes em excesso em relação ao número normal. Ocorre com maior frequência na maxila. Um dente supranumerário localizado entre os incisivos centrais superiores é chamado de mesiodente e este junto com surgimento de pré-molares supranumerários (quarto molares) são os casos mais comuns de dentes supranumerários. Obs: Dentes supranumerários múltiplos que geralmente e são impactados são caracteristicamente observados na Displasia Cleidocraniana e na Síndrome de Gardner.
Patologia Bucal: