Estudo de mercado
CONSUMO DE MARCAS BRANCAS
José Ângelo Cunha Teixeira, Turma A, Economia
José Fernando Martins Lemos, Turma A, Economia
Dezembro 2012
Resumo
Introdução - A abordagem sobre a humanização de serviços de saúde diz respeito à atuação baseada nos valores do homem, na sua capacidade de compreensão, simpatia e espírito de cooperação social. Consiste em considerar o paciente na sua integridade física, psíquica e social, e não somente de um ponto de vista biológico. Objetivo - Compreender o significado de humanização na instituição hospitalar de acordo com a visão dos administradores do local em estudo e identificar as medidas que contribuem para a humanização hospitalar. Métodos - Pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com orientação analítico-descritiva, mediante entrevistas semi-estruturadas com questões em aberto, iniciada após prévia aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e consentimento esclarecido oral dos entrevistados. Os sujeitos são os administradores de um hospital da região metropolitana de São Paulo. A interpretação do material coletado seguiu os ensinamentos da "análise de conteúdo". Resultados - Os entrevistados consideraram na conceituação de humanização hospitalar aspectos como a preservação à integridade do ser, a união/integração, a informação/comunicação e a arquitetura e decoração. Conclusão - As medidas sugeridas para a humanização do hospital relacionam-se à implantação de um programa de qualidade, definição e divulgação da missão e valorização do profissional, além dos quatro elementos já citados.
Índice
Introdução
As Marcas Bracas foram criadas em 1990 e, passadas duas décadas, "ganharam a confiança" do consumidor, que já não teme pela qualidade destes produtos.
O consumo de marcas brancas em Portugal tem vindo aumentar desde o inicio da crise, mas de forma mais acentuada desde que se deu a crise financeira em 2008. Com a crise a impor um aperto no orçamento familiar, as famílias viram-se