Estudo de mercado
Em tempos de mudança, inovação constante de produtos, concorrência e clientes cada vez mais exigentes, as empresas se encontram a frente de um ambiente mais desafiador. Acrescido a este facto está o factor “globalização” que desempenha um papel muito importante no desenvolvimento das sociedades, pois ela abre para as empresas um amplo ciclo de conhecimentos e familiariza-as com o meio que as rodeia. A globalização força as empresas a negociarem com muitos países e aumenta a necessidade da definição de um mercado alvo, e quais serão as tácticas e estratégias adoptadas para a consolidação de seu posicionamento neste mercado definido. O Plano de Marketing surge como ferramenta para reger as actividades da empresa. Actualmente pode-se considerar que as empresas bem sucedidas, estão com o foco voltado para o mercado, direccionando os seus esforços no atendimento das necessidades e desejos de seus clientes (KOTLER, 2000).
O marketing, na perspectiva de função empresarial, quando bem gerências, por administradores que tomem as decisões necessárias com eficácia, integra o conjunto de funções desempenhadas na empresa, como produção, finanças, logística, recursos humanos, sistemas de informação, engenharia de produtos, pesquisa tecnológica, entre outras, que gerências recursos e geram resultados para agregar valor económico ao processo empresarial como um todo. Portanto, a função de marketing engloba a tomada de decisões, a gestão de recursos, a coordenação de processos e a avaliação de resultados, como qualquer outra função empresarial. (VAILE, 1998)
O marketing lida com o consumidor e seus anseios, delineando o poder da empresa em atender as necessidades dos clientes, construindo a orientação do marketing para o cliente, conforme Kotler e Armstrong, 2003 as necessidades do consumidor e a capacidade da empresa de satisfazê-la; esses mesmo factores orientam ARMSTRONG, 2003, p. 41) Mais que orientar a missão e os objectivos gerais da empresa, o marketing