ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL: PARQUE EÓLICO COXILHA NEGRA
CENTRO DE BIOCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE BOTÂNICA, ECOLOGIA E ZOOLOGIA
CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: CONSERVAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL
DOCENTE: MAURO PICHORIM
DISCENTE: THATIANY ARAÚJO DE MEDEIROS
ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL: PARQUE EÓLICO COXILHA NEGRA
O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do Parque Eólico Coxilha Negra, Rio Grande do Sul está de acordo com as resoluções exigidas pelo Conama 001/86 e 237/97. O projeto em questão, também disponibilizou alternativas tecnológicas utilizadas quando necessárias para minimizar possíveis impactos ambientais nas fases de implantação e operação do empreendimento. Ainda foi relatado nesse projeto as áreas de influência direta e indireta utilizadas na construção do parque eólico, bem como, o diagnóstico ambiental do meio físico, o qual receberia o empreendimento.
Com relação ao diagnóstico ambiental do meio biológico, este é bastante rico, apresentando um levantamento de toda fauna (mamíferos, aves, anfíbios e répteis) e flora da região, desde espécies extintas, criticamente em perigo, em perigo, vulneráveis e pouco preocupantes, as quais na sua grande maioria foram enquadradas nas categorias de pouco preocupantes ou ameaçadas, neste estudo. Também foram especificadas as espécies indicadoras de qualidade ambiental, no estudo em questão, os anfíbios. Como também, as possíveis áreas de abrigo e reprodução utilizada pela fauna.
Sobre o diagnóstico ambiental do meio socioeconômico, este também foi relatado, bem como, relacionado todos os prováveis impactos ambientais sejam eles, positivos e negativos, ocorridos nos meios físico, biótico e socioeconômico imediatos, a médio e longo prazo, especificando suas magnitudes e importâncias para o ambiente como um todo, se temporários ou permanentes, como também o grau de reversibilidade.
Foram formuladas algumas estratégias de ação mitigadoras a partir de programas ambientais, causadas pela implantação do Parque Eólico,