Estudo de economia
ECONOMIA E MERCADO
DISCENTES:
ANDREIA SILVA DE MELO
DULCINEIA RODRIGUES DE SOUSA
JANAINA NASCIMENTO DOS SANTOS
LUANA DE OLIVEIRA PRAXEDES
MARIA SILVANEIDE DA SILVA
THIAGO MEDEIROS DA SILVA
DOCENTE: MARIA AMÉLIA SALA: 13
CURSO: GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS / GESTÃO HOSPITALAR
NATAL/RN 2012
Conceitos Básicos
1- Setores produtivos: primário, secundário e terciário, estes setores econômicos podem mostrar o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região.
2- Unidades familiares ou famílias: são agentes econômicos que consomem bens e serviços e oferecem seus recursos - fundamentalmente trabalho e capital – as empresas.
3- Empresas: é a unidade de produção básica. Contrata trabalho e compra fatores com o fim de fazer e vender bens e serviços.
4- Sociedade anônima: é a forma de organização empresarial mais comum, tendo o seu capital dividido em partes iguais chamada ações.
5- Ações: são cotas de uma empresa e aberta seu patrimônio em diversas cotas – ações – que são distribuídas a investidores que assim, tornam-se seus donos.
6- Obrigações: representa uma divida para a empresa e uma parte proporcional de um empréstimo concedido a empresa emissora e supõe para esta uma obrigação legal expressa de pagar juros periódicos e de devolver o valor da emissão principal ao portador, quando acontecer o vencimento.
7- Setor público: entende-se por ser mais do que somente o estado - nação das organizações políticas atuais. coordena e regula o mercado e as vezes, estabelece a política econômica tentando alcançar objetivos gerais, tais como: crescimento estável do produto nacional: pleno aproveitamento dos recursos e eficiente alocações das mesmas, estabilidade dos preços e distribuição de renda justa.
8- Valores reais e nominais: é muito usada na economia e é fundamental