Estudo de economia
Bens livres: são os bens que não são escassos, exemplo: ar, luz do sol bens econômicos: bens de consumo, exemplo: ipod, laranjas, etc
Busca pelo maior ganho: conceito das ciências econômicas que estiliza o comportamento dos agentes econômicos: eles sempre buscam o maior lucro e o menor gasto. Incentivos econômicos: se o preço de um bem sobe, sua demanda diminui Custo de oportunidade: tem relação às oportunidades de investimento, é o custo medido pela opção de um determinado investimento. O ganho que se obtém desse investimento é calculado pelo lucro obtido menos a o rendimento que poderia ser obtido por uma aplicação alternativa. A relevância desse conceito é que geralmente, as decisões dos agentes econômicos frequentemente envolvem escolhas, e portanto comparações de alternativas. Estudar em uma segunda tem um custo de oportunidade menor que estudar em uma sexta, pois as oportunidades de se divertir em uma segunda são menores do que em uma sexta. Se você tem a possibilidade de ir ao cinema ou tomar uma cerveja e escolhe tomar a cerveja; não ir ao cinema é o custo de oportunidade de tomar uma cerveja. Raciocínio marginal: se uma empresa aérea oferece assentos que não foram vendidos durante a oferta a 50 reais, isso não significa que ela ficará no prejuízo, pois eles ficariam vazios de qualquer maneira, sendo assim; vender um assento vago de um avião a 50 reais é melhor do que não vendê-lo.
Economia positiva x economia normativa
Economia positiva: visa o estudo dos fatos, o que está acontecendo, a realidade tal como ela é.
Economia normativa: visa o estudo das tomadas de decisões.
Princípios básicos da economia
Escolhas e trade-off: no campo da economia, uma pessoa é sempre defrontada com a obrigação de tomar uma escolha, exemplo: o trade-off de um arquiteto entre escolher entre a beleza e a funcionalidade de um edifício.
Trade-off e custo de oportunidade: em uma situação de