Estudo de caso
Identificação do paciente Nome: N.S. P Idade: 68 anos Sexo: Masculino Peso: 65 kg Altura: 1,70 cm Estado civil: Casado Nº de filhos: Um Motivo da internação: Síncope, fibrilação atrial, HAS.
Patologias:
Síncope: É a perda rápida da consciência e da postura, causada pela diminuição temporária do fluxo sanguíneo ao cérebro, com recuperação espontânea.
Fibrilação atrial: É uma das arritmias mais comuns, caracteriza-se por uma sequencia de batimentos cardíacos irregulares e com frequência variada é causada por uma anormalidade no sistema elétrico do coração.
Hipertenção Arterial Sistólica: É uma doença crônica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior que o normal.
Historia pregressa:
Paciente mora em cidade da região metropolitana, trabalha como motorista de caminhão no município em que reside. Tem fibrilação atrial crônica (há 15 anos) em tratamento ambulatorial em sua cidade, ex-tabagista, HAS, nega doença cardíaca na família, vem por apresentar episódios de síncopes com duração de 5-10 minutos, no primeiro episódio de sincopes foi atendido em outra instituição na sua cidade, foi suspenso ATENOLOL por baixa resposta ventricular, no segundo episodio teve perda de consciência mais prolongada, familiar refere que desde então já não apresenta retorno ao seu estado normal sendo que vinha desorientado e com fala arrastada.
Estado atual do paciente:
S- Nega dor ou tonturas, passou bem à noite, informa que esta angustiado por estar internado no hospital.
O- Lúcido orientado e comunicativo, VAA, deambulando, mucosas coradas e hidratadas, aceitando bem VO, m edicamentos VO, abdômen normotenso, extremidades aquecidas.