Estudo de caso
ESTUDO DE CASO – ELABORAÇÃO DE ANÁLISE
Motivo da consulta: Dificuldades de aprendizagem em função do mau comportamento de Mariana na sala de aula (3ª série). Encaminhada pela Professora da 1ª série.
História da criança: A mãe ficou surpresa quando recebeu a notícia de que estava grávida. O parto foi difícil (cesariano) e Mariana foi amamentada até os dois anos de idade. A mãe a levava junto para trabalhar, pois a considerava muito pequena para ficar em casa. Saiu do emprego porque não permitiam que ela fosse com a criança.
Segundo a mãe, Mariana leva uma vida “normal” como as garotas da mesma idade, sem variações de rotina.
Mariana não frequentou a pré-escola porque era de baixa estatura e poderia sofrer agressão, já que a escola mais próxima era “bagunçada” (Na época Mariana não mostrou objeções). Já os seus irmãos foram à escola normalmente, pois “são meninos podem se defender melhor e sabem se proteger”.
No final, a mãe informa que Mariana dificilmente se alimenta, por isso quando esta pede tem que atendê-la depressa.
ANÁLISE:
*A mãe atende a todos os desejos da filha – interrupções durante a entrevista; pedido para continuar a entrevista em outro dia – perpetuando uma dependência que foi ocasionada pela própria mãe – “era muito pequena para ficar em casa”; “baixa estatura, poderia ser agredida”; “irmãos sabiam se defender (mais “capazes” que ela)”; “tenho que atender bem depressa”.
Talvez Mariana apresente este mau comportamento em sala de aula porque não conheça limites ou negativas, fazendo coisas que não condizem com as regras da escola.
A mãe, por ter sofrido no parto, impede que sua filha também