Estudo de caso
R= As Organizações Globo se compõem de um grupo integrado de diversas empresas que operam em diferentes setores, as atividades da Organização, são apartadas em divisões autônomas, compostas por várias empresas. O grupo preza a produtividade e a eficiência empresarial, logo, se o modelo adotado por uma das empresas não garantir essa boa gestão de problemas e das tarefas, reestruturação são efetuadas. A adoção deste modelo estrutural visa melhorar a departamentalização e a divisão das atividades, facilitando a coordenação por parte da altadministração, uma vez que o controle de uma estrutura deste porte é difícil, e facilmente, poderia tornar-se altamente burocratizado caso o processo decisório ficasse nas mãos de uma única pessoa. Cada alto gestor tem considerável autonomia para efetuar as modificações necessárias, desde que estas atendam aos objetivos de crescimento e melhoria nos serviços prestados pelas empresas.
02- Qual é o critério de departamentalização utilizado para agrupar as unidades de negócios? Procure informações complementares e esboce o organograma da organização.
R= A departamentalização ocorreu devido ao tamanho do conglomerado. Para o agrupamento do negócio, o critério é o da independência com metas a serem atingidas e quando não, reestruturações são efetuadas. A organização tem suas atividades separadas em divisões independentes, cada uma delas compostas por várias empresas. A adoção desse módulo estrutural visou a melhor departamentalização e coordenação das atividades. As principais divisões do grupo são: • MIRA: Mídia Impressa e Rádio; • Geobopar: Globo Participações e Comunicações S.A; • Fundação Roberto Marinho. Para esboçar um organograma divisional seria em 1º Organizações Globo; ligadas a ela estaria: MIRA, GEOBOPAR, FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO; ligadas a MIRA: infoglobo e sistema Globo de rádio; ligadas a