ESTUDO DE CASO
Pré-requisito: leitura prévia de todo conteúdo
Após ter feito a leitura de todo o conteúdo, analise a situação a seguir e procure discuti-la com outro colega, buscando as justificativas necessárias.
Profissional do Secretário. “Trabalhando há três anos na empresa “X”, Teresa era secretária de um dos diretores, que foi substituído pelo Dr. Carlos, novo na função. Teresa tem como norma de trabalho a lealdade profissional, que a leva a concordar com todas as decisões tornadas pela chefia, sem discuti-las. Pensa que a melhor forma de se relacionar com superiores e colegas é omitindo seus próprios pontos de vista e deixando que os colegas aprendam sozinhos as tarefas que lhes são determinadas.
Ao assumir o novo cargo, Dr. Carlos solicita muitas informações à secretária, como é natural. Com medo de comprometer-se, Teresa, apesar de mostrar-se servil em relação ao chefe, sonega detalhes que podem ser importantes. Por outro lado, com o propósito de ser útil, aponta erros cometidos na gestão anterior, para que esses não se repitam.
Muito gentil no tratamento com o chefe e colegas, Teresa preocupa-se com o exercício da liderança que seu cargo exige e, por esta razão, mostra-se distante e exigente em relação a seus colaboradores, porque teme ser mal interpretada e ver seu prestígio ameaçado, se os tratar como os demais.
Nas últimas semanas, a secretária vem notando que a nova telefonista da empresa é bastante impontual e estabelece as próprias prioridades nas ligações. Teresa, na condição de secretária executiva, julga seu dever comunicar o fato ao chefe, para que ele tome providências. Sua revelação não é bem recebida, e Dr. Carlos explica o porquê.”
E você? Como percebe a situação?
1. Teresa mostra-se leal profissionalmente?
2. Sua maneira de auxiliar os colegas é correta?
3. Como deveriam ser dadas as informações solicitadas pelo chefe?
4. Justifica-se seu zelo e a