Estudo de caso
ADMINISTRAÇÃO
ESTUDO DE CASO
TOLEDO/2013
FELLIPE FERNANDES BERGO
ESTUDO DE CASO
Trabalho da disciplina de Pesquisa de Mercado sob orientação do Prof. José Antônio Uba, turma do 3º Ano Noturno do Curso de Administração da Faculdade Sul Brasil – FASUL.
| |
TOLEDO/2013
Sumário
Introdução
1. O que é Estudo de Caso?
O estudo de caso é um método qualitativo que consiste, geralmente, em uma forma de aprofundar uma unidade individual. Ele serve para responder questionamentos que o pesquisador não tem muito controle sobre o fenômeno estudado. Este estudo contribui para compreendermos melhor os fenômenos individuais, os processos organizacionais e políticos da sociedade. É uma ferramenta utilizada para entendermos a forma e os motivos que levaram a determinada decisão. Trata-se de uma abordagem metodológica de investigação especialmente adequada quando procuramos compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão simultaneamente envolvidos diversos fatores.
Desenvolvimento
1. Definição de alguns Autores
Conforme Yin (2001) o estudo de caso é um método de pesquisa de natureza empírica que investiga um fenômeno, geralmente contemporâneo, dentro de um contexto real, quando as fronteiras entre o fenômeno e o contexto em que ele se insere não são claramente definidas. Afirma ainda que este estudo é uma estratégia de pesquisa que compreende um método que abrange tudo em abordagens especificas de coletas e analise de dados. Para ele as tais abordagem se adapta à investigação em educação, quando o investigador é confrontado com situações complexas, de tal forma que dificulta a identificação das variáveis